Acabamos de receber a notícia da seleção do "Flores em Vida" para o CINEDOCUMENTA - 6ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga que vai acontecer entre os dias 13 e 17 de maio de 2009 em Minas Gerais.
A nossa seção será no dia 15 de maio às 19:30hs no Parque Ipanema em Ipatinga, Minas Gerais. Quem estiver por lá está convidado!
Resolvemos fazer o poster do filme em uma gráfica tipográfica. Nosso filme foi feito em Super 8, nada mais justo do que imprimir o poster numa gráfica deste tipo. Partimos de uma foto que o Dado fez da vovó, protagonista do filme, e layoutamos o poster no micro para levar na gráfica. A Lígia preparou a xilo em madeira sobre a foto do Dado e o resultado ficou maravilhoso com detalhes impressionantes.
Chegamos na gráfica e o Claudio nos apresentou uma quantidade variada de tipos em diversos tamanhos. Começamos a montar o poster com a xilogravura e as tipos com o nome do filme e os créditos. Tivemos que usar outras tipos para completar alguns nomes, o acento circunflexo do Complô foi feito com um “V” de outra tipo.
Definimos que usaríamos papel branco com tinta preta na base para a xilo, nome do filme e créditos aquele dia e a rosa seria impressa em outro dia com o vermelho. Trocar a cor do rolo não é tarefa fácil e sair do preto para o vermelho exige muita tinta e paciência.
Passados dois dias voltamos para selar o poster com a rosa vermelha. Esse registro é desse dia quando a rosa foi impressa e levamos o poster pra secar em casa.
O Documenta Madrid acaba de publicar a lista dos selecionados para a Seção Oficial do Festival para esse ano. Nosso filme "Flores em Vida" está na Seção Internacional de Documentários de Criação - curta-metragens. http://www.documentamadrid.com/noticia_detalle.php?id=20
O filme será exibido no dia 05 de maio às 19:30hs no Cinema Princesa 7 e no dia 06 de maio às 22:00hs no Cinema Princesa 8.
Quem estiver em Madrid nessas datas está convidado para assistir a nossa estréia mundial.
O Complô é um coletivo de pesquisa e produção audiovisual que promove a manifestação de pensamentos e saberes populares a partir da linguagem do documentário.
O coletivo produz sua obra artística como meio de intervenção política para refletir e agir sobre questões que atingem o cotidiano. Acreditamos ser este o principal objetivo da produção de documentários na sociedade contemporânea sendo um objeto transformador das idéias que construímos a respeito do mundo em que vivemos.