quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DESACERTO no III CACHOEIRADOC

Recebemos nessa 5a feira, véspera de feriado, a notícia de que nosso documentário DESACERTO participará da Competitiva Nacional de Curtas do III CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira.

Estivemos no mês passado em Salvador no XV Festival Nacional de 5 minutos e, pelo jeito, a Bahia de Todos os Santos gostou do DESACERTO e nós também gostamos muito de lá! 
Será uma honra para o Complô poder participar do III CachoeiraDoc com tantos nomes de peso do cenário do documentário nacional como Marcelo Pedroso, Gabriel Mascaro, Thiago Mendonça. 
Poder assistir os filmes desses realizadores é sempre interessante pelas abordagens originais, suas pesquisas de linguagem e  diferentes construções de histórias documentais.
Ó pai aí Ó III CachoeiraDOC!
Abaixo release do festival desse ano publicada no site do festival:

III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira será realizado de 04 a 09 de dezembro na cidade de Cachoeira, Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade, o Festival exibirá cerca de 40 filmes dentro de suas diversas Mostras – Mostras Competitivas Nacionais de curta e de longa/médiaMostra Bahia e três Mostras Especiais. Uma delas comemora os 25 anos do Vídeo nas Aldeias, projeto pioneiro na formação de cineastas indígenas no Brasil e com reconhecimento internacional. Também haverá aMostra Caros Diários que reúne documentários intimistas de consagrados cineastas e artistas. Conjuntamente com o projeto Conexão PE/BA, o festival exibirá documentários musicais de artistas baianos e pernambucanos.
O Conexão PE/BA, com o patrocínio da CHESF, também animará as ruas de Cachoeira nas noites do festival, com shows já confirmados do Baiana System e do pernambucano Ortinho. Além disso, haverá ciclo de conferências com cineastas e pesquisadores e oficinas gratuitas.

e um pouco da história da cidade de Cachoeira:

Situada no Recôncavo Baiano, à 109 km de Salvador, a cidade de Cachoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional (IPHAN), em 1971, e passou a ser considerada Monumento Nacional. Reúne um dos mais importantes acervos arquitetônicos no estilo barroco. As casas, igrejas, prédios históricos, dentre outras construções, preservam a imagem do Brasil Império.

Seu apogeu econômico se deu nos séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento da produção de açúcar e fumo para a Europa. O comércio crescia rapidamente, tornando Cachoeira uma das cidades mais importantes do Brasil, posição que manteve até meados do século XIX, com uma ativa participação na vida política do Império. Tornou-se conhecida como Cidade Heróica, pela participação na luta pela Independência da Bahia e do Brasil, em 1823.
No ano de 1885, uma ponte metálica passou a ligar Cachoeira à cidade de São Felix, localizada à margem direita do rio. A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades, durante o período escravista, é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira. Esta interação encontra-se presente na religiosidade local com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo.

"I DON"T WANT TO STAY HERE, I WANT TO GO BACK TO BAHIA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário